REIKI

REIKI

segunda-feira, 28 de março de 2011

Shiatsu

Teorial corporal de origem japonesa com fundamento na Medicina Tradicional Chinesa, utilizando pressão em pontos específicos (tsubos), aplicada com os dedos, mãos, cotovelos e braços, também utilizando elementos de massagem e alongamentos.
Shi = dedos
Atsu = pressão
Seu objetivo é de prevenir e conservar a saúde, proporcionando uma sensação de relaxamento e bem estar.
Seus benefícios são os mais diversos, ajudando a combater dores de coluna, distúrbios gástricos, enxaquecas, tpm, nervosismo, insônia, estresse, depressão, ciático, reumatismo, etc.
É então uma técnica tanto relaxante quanto terapêutica.
Shiatsu sob prisma científico: O sistema nervoso central produz substâncias que modulam a dor. O Shiatsu estimula o SNC a liberar essas substâncias supressoras da dor como a encefalina, endorfina, histamina, etc. Toda vez que existe um estímulo, este é transformado em potenciais elétricos por receptores especiais que são enviados pelas células nervosas até o sistema nervoso central. Nele essa mensagem é decodificada e interpretada como dor.
Geração e transmissão do potencial de ação: Uma vez estimulado pela pressão dos dedos no terminal nervoso (pontos, tsubos, chakras), é gerado um impulso para aumentar a liberação de neurotransmissores no complexo supressor de dor, ou seja, é produzido um efeito analgésico a nível cerebral. O potencial de ação é gerado por um estímulo que deve ser intenso o suficiente para ultrapassar um determinado limiar. O limiar representa o potencial elétrico em que os canais de sódio dependentes de voltagem são abertos. Quando um potencial de ação atinge um terminal nervoso, ele abre canais de cálcio com portões controlados por voltagem na membrana plasmática, permitindo ao cálcio fluir para dentro do terminal. O cálcio aumentado no terminal nervoso estimula as vesículas sinápticas (pequenas esferas ligadas aos extremos dos axônios nos neurônios do sistema nervoso central), fundirem-se com a membrana plasmática, liberando seu neurotransmissor dentro da fenda sináptica (espaço anatômico no tecido nervoso).
Com o estímulo do Shiatsu nos terminais nervosos faz-se com que a primeira célula nervosa libere neurotransmissores que vão atingir a segunda célula, e assim por diante. Isto só comprova, mediante a biofísica, que o Shiatsu, seus pontos e meridianos, possuem embasamento científico que comprova sua autenticidade e eficácia.


Shiatsu para todos: Essa técnica pode ser praticada em qualquer pessoa, sendo tanto terapêutica como relaxante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário