REIKI

REIKI

quinta-feira, 10 de março de 2011

O Caibalion

Estudo da filosofia hermética do antigo Egito e Grécia. "Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do entendimento".
O Egito foi a pátria da sabedoria secreta e dos ensinamentos místicos. De lá vem Hermes Trismegisto, pai da ciência oculta, fundador da astrologia, o descobridor da alquimia. Trismegisto significa "três" vezes grande - sinônimo de "fonte de sabedoria".
São sete os princípios herméticos:
- Princípio do Mentalismo:
Tudo é mente. Explica a verdadeira natureza da força, da matéria e da energia, subordinadas ao domínio da mente.
- Princípio da Correspondência:
Aplicação e manifestação universal dos diversos planos do universo material, mental, espiritual. É a lei universal. Este instrumento mental pode ajudar o homem a ver além dos obstáculos, além do véu de Ísis.
- Princípio de Vibração:
Explica que as diferenças entre as diversas manifestações de matéria, energia, mente e espírito, resultam das ordens variáveis de vibração. Quanto mais elevada a vibração, tanto mais será a posição na escala.
- Princípio da Polaridade:
A arte de polaridade fica sendo uma fase de alquimia mental. Tudo é duplo, tudo tem pólos, tudo tem o seu oposto, o igual e o desigual são a mesma coisa. Os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados.
- Princípio do Ritmo:
Tudo tem fluxo e refluxo. Tudo é movimento como um pêndulo. Essa lei é manifestada na criação e destruição dos mundos. Este princípio pode ser neutralizado, não anulado, mas dominado. O mestre dos hermetistas polariza-se até o ponto em que desejar. Então neutraliza a oscilação rítmica pendular que teria a arrastá-lo ao outro pólo. O princípio do ritmo e da polaridade foram estudados secretamente pelos hermetistas, e os métodos de impedi-los, neutraliza-los e ou emprega-los forma parte importante da Alquimia.
- Princípio da Causa e Efeito:
Toda causa tem seu efeito, todo efeito tem sua causa. Tudo acontece de acordo com a Lei. O acaso é simplesmente um nome dado a uma lei não reconhecida. Nada escapa a Lei. Os Mestres obedecem à causalidade Superior, mas ajudam a governar o nosso plano físico.
- Princípio do Gênero:
Opera sempre na direção da geração (plano físico), regeneração (plano mental), criação (plano espiritual).

                                                                  TRANSMUTAR

Arte de se transformar e de mudar os estados, formas e as condições mentais em outras. A transmutação mental é a arte da química mental, uma forma de psicologia mística prática. O todo em tudo. Enquanto tudo está no todo, é também verdade que o todo está em tudo. Aquele que compreende realmente essa verdade alcançou o grande conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário