REIKI

REIKI

sábado, 14 de janeiro de 2012

Sistema Nervoso Central

Função – Controla e coordena as funções de todos os sistemas do organismo. Permite ao organismo a possibilidade de sentir o meio ambiente, mover-se e gerenciar diferentes atos psíquicos. É composto por células nervosas chamadas neurônios que se comunicam por impulsos eletroquímicos, entre terminações chamadas axônios e dentritos que formam enormes redes de comunicações.
     
Neurônios - possui núcleo, um axônio e vários dendritos. Neurônio sensorialtransporta ao SNC mensagens de todos os receptores do corpo, através de impulsos nervosos. Neurônios de associaçãosão células nervosas que ligam neurônios motores a neurônios sensorias e coordenam as respostas do SNC. Neurônios motor – são células nervosas existentes no SNC que transmitem impulsos vindos de outros neurônios, e esses impulsos fazer o corpo celular enviar seus próprios impulsos ao longo de uma fibra de saída, o axônio, ao músculo por ele controlado.
 Núcleo – centro de controle das células e contém informações necessárias para desenvolver e comandar suas funções.
Axônio – é uma extensão citoplasmática alongada e tem contorno liso. A substância axônia é semelhande a uma geléia e leva impulsos gerados no núcleo de um neurônio aos músculos, tecidos e aos outros neurônios também, libera substâncias através das quais o neurônio envia suas mensagens.
Sistema Nervoso Central: É formado pelo encéfado e pela medula espinhal. É envolvido pelas meninges e localiza-se na caixa craniana. Sua função é receber e interpretar informações, e também emitir ordens.
Encéfalo: Centro de controle do corpo, a mais completa estrutura do SNC. Preenche a parte superior da cabeça, e é protegido pelos ossos cranianos. Possui cerca de 10 bilhões de neurônios, com uma conexão acima de 10 trilhões entre eles. Liga-se ao corpo pela medula espinhal. Sua função é de controlar todas as atividades do corpo, como percepção do mundo exterior, movimentos dos ossos, funcionamento do organismo, pensar, lembrar e ter sensações.
Cérebro: Constitui a parte mais importante do SNC. Localiza-se na caixa craniana, ocupando 4/5 do encéfalo, e pesa mais de 1 kg, registrando 100 mil sensações por segundo. A superfície do cérebro é irregular, com saliências e depressões. Os lobos cerebrais frontais, parietal, temporal e occipital, são delimitados por cissuras (sulco que separa os dois hemisférios do cérebro.
Sua função é de controlar todo movimento, sono, fome, sede, e de quase todas as atividades vitais necessárias à sobrevivência. Todas as emoções, amor, ódio, medo, ira, alegria e tristeza. Ele está encarregado ainda de receber e interpretar os inúmeros sinais enviados pelo organismo e pelo exterior.
Hemisférios Cerebrais: Direito – recebe informações e controla os movimentos do lado esquerdo, e atividades específicas como habilidades artísticas e criativas.
                                      Esquerdo – recebe informações do lado direito do corpo, e controla os movimentos desta região. Na maioria das pessoas controla atividades específicas como: matemática, atividades científicas e de linguagem.

      Luciana Mattana Thomé
    Terapeuta e Mestra Reiki
         Terapeuta da MTC
               9124.3140
               9971.2262

Nenhum comentário:

Postar um comentário