REIKI

REIKI

segunda-feira, 30 de março de 2015

Umbanda, Uma Visão Esotérica

POR: CAMOS!

Introdução:
A Umbanda, a magia branca, se revela gradualmente e de diversas formas para aqueles que têm a busca sincera e estão espiritualmente maduros para receber os ensinamentos. À medida que ela se revela, estará relacionada à utilização a que será necessária durante a encarnação do indivíduo.
Todo trabalho nobre, toda dedicação guiada por um ideal verdadeiro, conduz a alma humana em direção às portas que levam à espiritualidade plena.
Sr. Ogum Shorokê
A Umbanda é um conjunto de leis divinas, idealizada e projetada na Terra por seres de Luz, habitantes de plano Superiores, é pura e imaculada em sua essência, atualmente revelada para a humanidade somente de forma parcial, porém, não a única vertente de verdade, assim como não serve para todos os tipos de almas ou seres humanos. 
Conta-nos a Sra. Helena Blavatsky - fundadora do movimento teosófico moderno - em sua Doutrina Secreta, que a língua sagrada e secreta dos antigos Hierofantes possuía sete dialetos diferentes, um para cada Raio original da existência ou matriz Divina, ou ainda, como interpretamos dentro da Umbanda, as Sete Linhas. Então, há sete formas distintas de expressar o sagrado para sete tipos diferentes de almas, cada um deles com uma forma completamente diferente de compreender e absorver o conhecimento Divino, por isso, a necessidade da diversidade religiosa e filosófica.

Do Livro Luz do Caminho de Mabel Collins: "Nenhum homem é teu amigo, nenhum é teu inimigo, todos são teus instrutores".

Todos os nossos atos, palavras e pensamentos ecoam na eternidade. Existe um registro cósmico de tudo o que é feito, em todos os planos, alguns chama este registro de Luz Astral, outros de Akasha, ou ainda, O Livro da Vida. Algumas pessoas, de forma intuitiva, podem em maior ou menor grau acessar esses registros, é isso  que acontece quando de certa forma "ouvimos" a voz do autor enquanto lemos.

O que é esotérico?
Espiritualidade não é religião, não é crença, rito ou dogma, é um olhar mais aguçado, mais atento, mais curioso, é uma curiosidade sem pressa de ser saciada, uma preocupação maior em fazer as perguntas certas do que em obter as respostas finais e definitivas, é uma postura sempre voltada ao aprendizado, em que todas as situações da vida são oportunidades para a evolução.
Esotérico significa interior ou oculto. O fato do esoterismo ou misticismo serem ocultos não é porque sejam secretos ou algo assim, mas sim porque são uma questão de experiências diretas ou percepções pessoais. Como toda boa ciência, é baseada na experiência direta, não em simples crenças ou desejos, e pode ser verificada e validade por outras pessoas que também tenham executado o experimento. O experimento é a meditação. É muito importante que compreendamos a diferença entre "esotérico" e "exotérico"; entre o místico (misticismo) e mítico (mitos). Dalai Lama nos fala sobre o caráter  esotérico/essencial existentes em todas as religiões; se nelas forem cultivados o amor e a compaixão.

O que é Umbanda?
É uma iniciativa de magos brancos, físicos e não físicos em resgatar e sintetizar conhecimentos arcaicos da humanidade extraídos de diversas civilizações antigas, utilizando-os no combate à magia negra através de entidades espirituais diversas e médiuns.
Dos inúmeros terreiros espalhados pelo Brasil com a palavra Umbanda no nome, poucos (raros) são os que praticam a magia branca pura, que é a verdadeira Umbanda. Estas casas, para poderem se instalar e conseguir o CNPJ, colocam o nome Umbanda, para fins administrativos...

Magos, Feiticeiros e Magistas:
Mago é aquele que possui o conhecimento, a magia para ele nada mais é que uma ferramenta da qual ele pode ou não se utilizar. Ferramenta esta que ele tem total conhecimento de causa, funcionamento e efeito (não há sacrifício de seres vivos). Raros são no mundo os que atualmente estão vivendo em um corpo físico e merecem esse título.
Feiticeiro conhece práticas, ritos, cultos, ferramentas, mas diferentemente do mago, não possui conhecimento de causa.
Magista é o estudante de magia, aprendiz de mago. Ele conhece alguns fundamentos e práticas, mas não em sua concepção plena.
Há uma verdadeira e uma falsa ciência, uma magia divina e outra infernal. O mago dispõe de uma força que conhece, o feiticeiro procura abusar do que ignora. O mago é soberano pontífice da natureza, o feiticeiro não passa de um profanador. A magia é a ciência dos segredos da natureza, que nos vem dos magos. Os feiticeiros fazem verdadeiros milagres quanto estão ajudados pela credulidade dos imbecis.
Eliphas Levi

Lei da Umbanda:
Aquele que possui a sinceridade no coração nada tem a temer das forças espirituais, pois ele é desinteressante para os seres maléficos e um campo fértil para os benéficos. Enquanto o coração puro e imaculado só pertence ao mestre, o coração sincero é o discípulo e dos verdadeiros buscadores.
Sr. Ogum Shorokê










Nenhum comentário:

Postar um comentário