REIKI

REIKI

quinta-feira, 1 de março de 2012

A Árvore da Vida - Universo da Kabbalah

Esta é a Árvore da Vida.
A Árvore da Vida  é o símbolo principal da Cabala (Kabbalah), e representa a essência de um sistema de crenças que só pode ser descrito simbolicamente. Ela constitui, em essência, um mapa que representa os acontecimentos e as forças contínuas da Criação, conforme descritos no gênesis. É  a tentativa dos cabalistas de visualizar forças que não podemos ver. Além de constituir um mapa da Criação, a Árvore também é o mapa energético do ser humano, mostrando nosso lugar no universo e nosso papel no fluxo de energia divina que sustenta em seu interior todas as coisas e todas as formas de vida.
A Árvore da Vida  consiste em 10 vasos(esferas, círculos de energia), representados sobre a Árvore como círculos(as sephiroth) e 22 trilhas de conexão que correm entre os círculos nas direções horizontal, vertical e diagonal. São elas os variados caminhos percorridos  pela energia do “Ein Soph” . As Sephiroth e os caminhos numerados são os motores que impulsionam as leis do universo e da natureza. As trilhas e as dez Sephiroth  perfazem o número 32 e são chamadas, pelos cabalistas, de caminhos miraculosos da sabedoria. Cada caminho representa uma letra do alfabeto hebraico, que é a parceira de cada sephirah na Criação, e cada sephirah representa um estágio da Criação como descrito no Gênesis. Cada dia do Gênesis é caracterizado por um ato específico de Criação. Na união das sephiroth, as superiores são como folhas que recolhem a Luz, e através da fotossíntese, transforma o mundo que vivenciamos.
A Árvore é o mapa de tudo que existe no universo e ela é também, de forma significativa, um mapa de nós mesmos. As sephiroth criaram o ser humano à própria imagem “delas”; portanto, tudo aquilo de que se compõem os seres humanos – cada órgão e cada parte do corpo, no nível  orgânico, e cada pensamento e emoção, no nível inorgânico – existiu primeiramente na Árvore. Os seres humanos têm em si  quatro partes elementares – o espiritual, o intelectual, o emocional e  o físico – e cada uma delas está representada por um dos quatro mundos que, segundo os cabalistas, compõem o nosso universo. O primeiro mundo(Atziluth) representa nossa natureza espiritual; o segundo mundo(Briah) representa nossa natureza intelectual; o terceiro mundo(Ietzirah) representa nossa natureza  emocional e o quarto mundo(Assiah) representa nossa natureza física. 
Resta-nos, conscientemente entrarmos na senda que conduz o homem à melhor expressão de si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário