REIKI

REIKI

terça-feira, 5 de julho de 2011

Insuficiência Cardíaca e Infarto Agudo do Miocárdio

Insuficiência Cardíaca
            A insuficiência cardíaca é definida como uma síndrome clínica caracterizada pela falência da função cardíaca e congestão circulatória, devido ao desenvolvimento e progressão do remodelamento do ventrículo esquerdo, geralmente resultante de uma série de eventos que é iniciada com ativação de neuro-hormônios endógenos e citocinas.
            A síndrome da insuficiência cardíaca é conseqüência da incapacidade dos ventrículos em bombear quantidades adequadas de sangue para manter as necessidades periféricas do organismo. Hoje, a insuficiência cardíaca tem sido vista como uma doença da circulação e não apenas do coração. Para compensar a perda de células miocárdicas, mecanismos hemodinâmicos e neuro-humorais, são ativados visando aumentar a força contrátil do miocárdio não lesado e, dessa forma, preservar a função cardíaca.
A insuficiência cardíaca é freqüentemente acompanhada por retenção líquida traduzida por sinais de congestão venocapilar pulmonar e/ou congestão venosa sistêmica.
Dispnéia, edema periférico e fadiga são manifestações mais freqüentes, porém podem ser de difícil interpretação, em particular em idosos, obesos, pneumopatas e mulheres.
            A mortalidade nos pacientes com insuficiência cardíaca ocorre de forma súbita (40%), por progressiva falência de bomba (40%) e outras formas de morte (20%), incluindo infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.
O tratamento atual não visa somente aliviar os sintomas e melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida, mas também a prevenção do desenvolvimento e a progressão da insuficiência cardíaca, atenuação do remodelamento ventricular e a redução da mortalidade. A abordagem terapêutica da insuficiência cardíaca é multidisciplinar, incluindo modificações no estilo de vida, dieta, fármacos diversos e intervenção cirúrgica.
A insuficiência cardíaca leva a uma série de alterações fisiológicas das quais muitas influenciam diretamente o estado nutricional. Os indivíduos acometidos de insuficiência cardíaca apresentam, freqüentemente, perda ponderal progressiva podendo chegar ao quadro de caquexia cardíaca em que o déficit de peso pode ser de até 20%.
Insuficiência cardíaca aguda: Infarto agudo do miocárdio; Arritmias cardíacas; Disfunções valvares cardíacas; Pós operatório de cirurgia cardíaca; Miocardites;Pericardites

Insuficiência cardíaca crônica: Miocardiopatia isquêmica; Disfunção valvar cronica ; Aneurisma de ventriculo esquerdo; Cor pulmonale avançado;Cardiopatias congênitas graves;Hipertensão arterial sistêmica.

Infarto Agudo do Miocárdio
O infarto agudo do miocárdio é a principal causa de morte nos países industrializados, ocorrendo mais de 60% dos óbitos no período de 1 hora após o evento.
A principal causa do infarto agudo do miocárdio é a limitação do fluxo coronário, que leva à necrose do músculo cardíaco. O trombo ocorre sobre uma placa aterosclerótica, complexa e irregular, geralmente fissurada ou ulcerada.
A exposição de colágeno e fragmentos de tecido conjuntivo da região subendotelial, no momento da lesão, promove adesão e agregação plaquetária com ativação da cascata de coagulação, resultando na formação do trombo.
                                                                      Luciana Mattana Thomé
                                                         Terapeuta da Medicina Tradicional Chinesa
Aproveit
                          VenhLuciana

Nenhum comentário:

Postar um comentário