REIKI

REIKI

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Formas Pensamentos

Pensamento- ato ou efeito de pensar; o que se pensa; idéia, reflexão.
Formas - maneira de ser.
Segundo a teosofia formas-pensamento são criações mentais que utilizam a matéria fluídica ou matéria astral para compor as características de acordo com a natureza do pensamento. Deste ponto de vista, encarnados e desencarnados podem criar formas-pensamento, com características boas ou ruins, positivas ou negativas. As formas-pensamento são supostamente criadas através da ação da mente sobre as energias mais sutis, criando formas que correspondem a natureza do pensamento gerado.
Pensamento Abstrato - quando você dirige o pensamento para algum objeto físico, concreto, forma-se na parte superior de seu corpo mental uma pequena imagem deste objeto, que flutua em frente ao seu rosto, ao nível dos olhos. Enquanto você mantiver fixo o pensamento sobre este objeto a imagem vai permanecer, e persiste mesmo algum tempo depois. O tempo de duração desta imagem dependerá da intensidade e também da clareza do pensamento. Além disso, essa imagem é inteiramente real e poderá ser vista por aqueles tenham desenvolvido a visão de seu próprio corpo mental. Quando o nosso pensamento é puramente contemplativo e não encerra um determinado sentimento como a afeição, inveja ou avareza, nem um determinado desejo, o pensamento não possui energia suficiente para afetar sensivelmente essa pessoa.
Pensamento Egoísta - vagueiam pela vizinhança daqueles que os emitem. O corpo mental da maior parte dos homens está envolto por eles, como por uma espécie de concha. Esta concha obscurece a visão mental e facilita a formação de preconceitos. Cada forma-pensamento é uma entidade temporária. Pode-se compará-la a uma bateria elétrica carregada, esperando a ocasião de fazer a desgarga. Portanto, se as partículas do corpo já vibram com certa rapidez, em consequência de pensamentos de outra ordem, o pensamento chega, espera a sua hora vagueando ao redor da pessoa visada até que o corpo mental dela esteja em suficiente repouso para lhe permitir entrar. Então, descarrega-se e cessa instantaneamente de existir.
Pensamento Pessoal - atua inteiramente do mesmo modo em relação à pessoa que o engendrou e se descarrega sobre ela quando a ocasião se apresenta. Sob o império de certas circunstâncias e a repetição constante de um mesmo pensamento, em lugar de produzir uma nova forma, funde-se com a primeira forma-pensamento e a fortifica. Formas-pensamentos a nível de continuada meditação gera um poder formidável.
Pensamentos Benfeitores - elaborados intencionalmente com o fim de auxiliar os outros. São peculiares aos benfeitores da humanidade. Pensamentos vigorosos, dirigidos inteligentemente, podem constituir um grande socorro para quem os recebe. Verdaderos Anjos de Guarda que protegem contra as impurezaas e o medo.
CW Leadbeater

Segundo o Espírito de André Luiz - nas reentrâncias e ligações sutis dessa túnica eletromagnética de que o homem se entraja, circula o pensamento, colorindo-a com as vibrações e imagens de que se constitui, aí exibindo, em primeira mão, as solicitações e os quadros que improvisa, antes de irradiá-los no rumo dos objetos e das que demanda. Aí temos, nessa conjugação de forças físico-químicas e mentais a aura humana, peculiar a cada indivíduo, interpenetrando-o ao mesmo tempo em que parece emergir dele, à maneira de campo ovóide, não obstante a feição irregular em que se configura, valendo por espelho sensível em que todos os estados da alma se estampam com sinais característicos e em que todas as idéias se evidenciem, plasmando telas vivas, quando perduram em vigor e semelhança, como no cinematógrafo comum. Fotosfera psíquica, entretecida em elementos dinãmicos, antende à cromática variada, segundo a onda mental que emitimos, retratando-nos todos os pensamentos em cores e imagens que nos respondem aos objetivos e escolhas eliecedores ou deprimentes.

domingo, 28 de outubro de 2012

Kabir

Filósofo místico indiano (1440-1518). Reverenciado como santo por hindus, muçulmanos e siques, ele combateu o fanatismo religiosos e proclamou a unidade profunda de todas as religiões. Seus poemas são ainda hoje recitados em sala de aula e cantandos por milhões de seguidores.
Os Upanishads, antigos tratados filosóficos indianos, afirmam que "a verdade é uma só, embora os sábios a chamem por diferentes nomes". Para Kabir os ignorantes fazem dessas variadas denominações armas letais, segregando, perseguindo e até matando em nome de Deus. Povos contra povos, guerras e o fanatismo que parecem não ter fim.
Os versos de Kabir eram inspirados e ironizavam a tolice dos fanáticos. Também neles proclamou seu amor irrestrito a Deus.
No poema abaixo o poeta faz a própria Divindade falar, como um amigo íntimo, ao homem, ele comunica a força de uma experiência espiritual que transcende as formas e as técnicas das religiões:
Onde me procuras?
Estou contigo.
Não nas peregrinações ou nos ídolos, tampouco na solidão.
Não nos templos ou nas mesquitas, tampouco na Caaba ou no Kailasa.
Estou contigo, ó homem, estou contigo.
Não nas preces ou na meditação, tampouco no jejum.
Não nos exercícios iogues ou na renúnica, tampouco na força vital ou no corpo.
Estou contigo, ó homem, estou contigo.
Não no espaço etério ou no útero da terra, tampouco na respiração da respiração.
Procura ardentemente e descobre, em um instante único de busca.
Escuta com atenção!
Onde está tua fé, lá eu estou".
Completa Kabir: "desde o dia em que me encontrei com meu Senhor, o jogo de nosso amor não teve fim".





Fonte: José Tadeu Arantes em seu livro "Mestres"!

Plotino

Plotino (205-270), nascido em Lycopolis no Egito e morreu em Campânia na Itália.
Morreu no braços de seu médico e discípulo Eustóquio dizendo: "tente unir o deus que há em você com o Divino que existem em tudo".
Filósofo dentro de uma visão neoplatônica, que ainda hoje é instrumento para a compreensão da realidade. Seu sucessor Porfírio diz que Plotino teve por quatro vezes a experiência de ascender ao Uno e depois retornar ao corpo físico. Assim os neoplatônicos explicavam este fenômeno: "aasim como a luz, sem deixar de ser luz, decai em intensidade à medida que se afasta da fonte luminosa, também o processo de emanação principiado pelo Uno teria constituído, sucessivamente, camadas cada vez mais esmaecidade de realidade. Depois, a Alma do Mundo, que anima todo o Universo e engendra as almas individuais e, finalmente a matéria que compõe o mundo sensível".  Uma grande corrente do ser, ao mesmo tempo única, mas constituida por diversos elos.
Palavras de Plotino:
Antes de todas as coisas, tem de existir o Simples, diferente de tudo o que dele advém, auto-existente e, no entando, capaz de estar presente nessas outras ordens.
Não é possível conhecê-lo ou falar a respeito dele. Ele é descrito como "Além do Ser" ou "Sobre-Ser". Pois, se ele não fosse algo simples, além de toda coincidência e composição, não seira o primeiro princípio.
Se o Primeiro é perfeito, o mas perfeito entre tudo, e é o princípio de todo poder, tem de ser mais poderoso do que todas as coisas, e todos os outros poderes devem imitá-lo na medida de sua capacidade.
Assim, quando algo chega à perfeição, vemos que começa a gerar, pois não é capaz de permanecer fechado em si mesmo e engedra almo mais.
O Uno é todas as coisas e não é nenhuma delas. Ele é o princípio (archê) de todas as coisas.

Fonte: José Tadeu Arantes em seu livro "Mestres"