REIKI

REIKI

sábado, 18 de agosto de 2012

Xamanismo

O Xamanismo é uma filosofia de vida, creio, a mais antiga. Pode-se dizer que a verdadeira arte de se viver. A palavra xamã significa homem inspirado pelos espíritos.
O Xamanismo tem como objetivo básico reconectar o Ser com sua sabedoria interior (escondida), conecção com a multidimensionalidade do ser humano, ancoreagem do poder pessoal, conexão com Seres Espirituais, limpeza dos corpos físicos e sutis, limpeza e harmonização de ambientes, harmonização plena do Ser, conscientização do aspecto espiritual de cada um e de sua inter relação com a natureza, com o planeta a que pertence, ativação das atividades da coragem, força e sabedoria para lidar com as questões generalizadas, curas e prevenção de doenças e distúrbios.
Percebendo que os corpos visíveis são somente símbolos de forças invisíveis os anciãos trabalham o poder divino através da manifestação dos reinos da natureza. A era de ouro reconhece as coisas vivas de um ponto de vista que Deus pode ser perfeitamente compreendido através da suprema manifestação de sua força de trabalho; a Natureza. Cada criatura existente manifesta um aspecto da inteligência e de poder do Grande e Eterno Criador.
O Xamâ se torna um com a natureza e se comunica com os espíritos dos animais e de todas que crescem e têm vida neste planeta. E o centro do trabalho do xamã é uma jornada. Os toques do tambor transportam o viajante a um transe onde ele encontra os animais do poder, guias e espíritos que o levarão o que é preciso ver, descobrir ou curar. É uma jornada para dentro, para o interior. Com a jornada xamânica, convidamos este mundo, que está fora de nós, para que entre. O que encontramos nesta viagem depende da cultura de cada um, do contexto e da necessidade psicológica e espiritual.
Terra – Corpo Físico: limites
O contato com a Mãe Terra e os animais de poder. Modo de vida consciente através da relação da cura com as plantas, pedras e pequenas criaturas, trilhando o caminho da vida com harmonia e amor equilibrando vida-terra-universo.
Ar – Corpo Mental: mente
Um dos mais guardados segredos é o poder do pensamento. Cria-se uma forma de pensamento que é passado para a atmosfera. Este é o segredo, pensamentos podem ser materializados. Os nativos realizam o poder de orar. Pelo orar passam pensamentos até as palavras com intensidade. Eles aumentam a densidade da matéria que fazem a forma pensamento. Esta matéria na volta atraí partículas do mesmo nível vibratório, até que o objeto é formado ou materializado. Se você pensa com emoção, rapidamente partículas de forma pensamento viajam grandes distâncias. (cuidado com pensamentos negativos como medo e ódio).
Água – Corpo Emocional: intuição/sentimento/pensamento
Intuição: linguagem verdadeira com Deus.
Sentimento:  nasce com a intuição.
Pensamento: nasce com a sensação.
Está diretamente ligado às emoções assim com a Lua. Pensamento nativo: assim como não devemos bloquear as águas de um rio, não devemos bloquear nossas emoções.
As crises pessoais ocorrem quando percebemos a inutilidade de um velho padrão, mas continuamos insistentemente apegados a ele, porque nos parece mais seguro e familiar. Precisamos estar conscientes que na medida da expansão da consciência, velhas estruturas tendem a cair. O modo antigo vai se dissolvendo, e aí se mal preparados, estaremos sempre tomando medidas para entorpecer nosso sofrimento, criando ilusões negativas. Raiva, medo, ódio, rancor se instalam, trazendo consigo as doenças. A emoção é portanto um poderoso veículo de poder e força. Aprendamos a utilizá-lo com a intensidade do amor. Viver é desconsiderar as crenças. Questionemos sempre nossa mente. Será que já não vivenciamos isso tudo? Nossa vida é nossa espiritualidade.
Fogo – Corpo Sutil: fé
A escondida semente, dá semente para o broto, do broto para o florescimento, da flor para a semente, e aí para a semente escondida novamente. Da causa invisível para o efeito visível. Da unidade para a diversidade. Do centro para a circunferência.
O xamanismo vai consciente que existe uma energia vital, cósmica vital que vai em constante movimento e é absorvida pela respiração. A energia da vida foi passada com a respiração, e é vital para o funcionamento tanto do corpo físico como do corpo sutil, cujo ser humano é composto. A força vital é retirada da reserva cósmica com a respiração.
Os animais no xamanismo são classificados com os quatro elementos:
Elemento água – anfíbios e os animais aquáticos;
Elemento  terra – os répteis;
Elemento ar – pássaros;
Elemento fogo – mamíferos
Os animais da água são os guardiões dos nossos sonhos, guardam conhecimentos e facilitam projeções astrais. Os anfíbios nos ensinam a refletir para aprendermos a usar nossas emoções  construtivamente.
O reino dos pássaros é o ar que interliga o Paraíso com a Terra. São os pássaros que se movem entre ambos.  Fazem o caminho entre a espiritualidade com a matéria. O ar em movimento é o vento que simboliza a movimentação e a capacidade de voar nas asas da inspiração, intuição e criatividade.
Os répteis são guardiões dos registros da Terra, ensinam a capacidade da sobrevivência.
Os mamíferos como o urso nos trazem a instrospecção; o coiote a fé; o búfalo a sabedoria, o leão a coragem.
Praticar xamanismo é ir em busca da excelência espiritual, é enxergar a realidade existente por trás dos conceitos, é se harmonizar com as marés naturais da vida. É trilhar o Caminho Sagrado, atravessando os portais da mente, das emoções, do corpo e do espírito.
(Léo Artése)




quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Relacionamentos

Muitas pessoas buscam prazeres físicos, ou formas variadas de gratificação psicológica, porque acreditam que essas coisas trazem felicidade ou as libertam de uma sensação de medo ou de falta de alguma coisa. A mente adora transformar dificuldades em problemas, cuidado para não adoecer.
Este tipo de relacionamento, essa busca de salvação que tem origem num estado de insatisfação ou de insuficiência de alguma coisa poderá lhe trazer prazer, mas é momentâneo. Logo você se sentirá frustrado e em busca novamente de outro forma enganosa de felicidade.
A verdadeira salvação é satisfação, paz, vida em toda a sua plenitude. É ser quem somos, sentir dentro de nós o bem que não tem opositores, a alegria de Ser que não depende de nada que esteja fora de nós. Esta felicidade não é sentida como uma experiência passageira, mas como uma Presença permanente. Na linguagem dos que crêem em Deus é: "conhecer Deus", não como algo externo a nós, mas sim como a nossa essência mais profunda. A verdadeira salvação consiste em conhecermos a nós mesmos como parte inseparável da Vida Única, livre de tempo e da forma, de onde se origina tudo o que existe.
Você é especial, existe um Deus em você; sorria!

O Poder do Agora
Eckhart Tolle